Rotação por estações e ferramentas digitais: união aplicada a uma sequência didática de astronomia
Resumo
O avanço digital permite os recursos tecnológicos comporem a espinha dorsal da Rotação por Estações (RE), legitimando uma união intrínseca ao próprio caráter híbrido dessa metodologia. O estudo objetiva descrever como a metodologia RE e ferramentas digitais podem ser aplicadas em uma sequência didática sobre conteúdos de astronomia do planeta Terra e argumentar sobre as contribuições dessa união para o ensino-aprendizagem dos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental. Recorreu-se à pesquisa exploratória-descritiva (GIL, 2008) para (1) explorar o planejamento das etapas da sequência didática e (2) descrever os resultados da sua aplicação a partir das anotações de estudantes em cadernos e Websites criados. Constatou-se seis contribuições da união entre RE e ferramentas digitais: (a) mudanças nos papeis de educador e educando; (b) solução de problemáticas; (c) atuação dos educandos de maneira autônoma, colaborativa, individualizada e criativa; (d) valorização do pluralismo da aprendizagem; (e) construção efetiva do conhecimento; e (f) possibilidade de utilização de um ambiente com o mínimo de tecnologia. Conclui-se que o estudo evidencia a relevância de metodologias e recursos subsidiados pela tecnologia para o ensino-aprendizagem de saberes astronômicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17907
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico