Formação dos professores com foco no trabalho para as diferenças e necessidades especiais

Cêmia Cipriano de Oliveira, Denise Soares da Cunha de Souza, Rosilene Maciel, Gleides Ander Nonato

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a temática formação de professores com foco no trabalho para as diferenças e necessidades especiais. Busca-se compreender quão relevante é a formação continuada e como, ao se promover uma preparação sólida e consistente, pode-se entender que essa formação é um dos pilares para oferta de uma educação inclusiva. Tem como objetivo geral refletir sobre a preparação dos professores para oportunizar a inclusão das crianças. Para atender a esse objetivo, investiga-se sobre como a preparação dos professores pode oportunizar a inclusão, o que as principais leis trazem sobre a preparação do professor para promover o ensino inclusivo, conceituar inclusão, integração, educação especial e competências a serem desenvolvidas pelo professor para o trabalho com a inclusão e, por último, o papel do professor como elemento propulsor da inclusão para superação da segregação. Aponta-se a importância de uma formação continuada consistente e sólida que seja capaz de preparar os professores para oportunizar uma verdadeira prática inclusiva.  Pesquisadores como Mantoan (2015), Mittler (2015), Santos e Falcão (2020), entre outros, deram sustentação à pesquisa. Concluiu-se que a formação continuada dos professores de forma sólida, consistente seja capaz de desenvolver nos professores competências e habilidades necessárias para oferta de uma educação inclusiva.



Palavras-chave


Educação Inclusiva; Educação Especial; Formação Continuada do Professor;

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17830

Apontamentos



Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr