A interculturalidade em sala de aula
Resumo
O projeto Formação Inicial de Professores através de Ações de Socialização surgiu visando promover a interação entre os estudantes do curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT) e os alunos estrangeiros das aulas de português, promovidas pelo Programa de Extensão Universitária Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL/UTFPR-CT). O presente artigo objetiva apresentar o relato de uma atividade didática baseada na leitura de textos literários como meio de se abordar a interculturalidade em uma sala de aula formada por pessoas com nacionalidades distintas. Partimos do conceito de competência intercultural (IANUSKIEWTZ, 2012), problematizando diferentes conceitos relacionados à interculturalidade e multiculturalismo (MAHER, 2007) e também abordando algumas questões relacionadas à literatura em uma aula de língua estrangeira (TAKAHASHI, 2013).
Palavras-chave
Interculturalidade; Literatura e ensino de línguas; PFOL; Socialização.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17762
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico