A interculturalidade em sala de aula

Elisa Novaski Cordeiro, Camila Sanchez Garcia

Resumo


O projeto Formação Inicial de Professores através de Ações de Socialização surgiu visando promover a interação entre os estudantes do curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT) e os alunos estrangeiros das aulas de português, promovidas pelo Programa de Extensão Universitária Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL/UTFPR-CT). O presente artigo objetiva apresentar o relato de uma atividade didática baseada na leitura de textos literários como meio de se abordar a interculturalidade em uma sala de aula formada por pessoas com nacionalidades distintas. Partimos do conceito de competência intercultural (IANUSKIEWTZ, 2012), problematizando diferentes conceitos relacionados à interculturalidade e multiculturalismo (MAHER, 2007) e também abordando algumas questões relacionadas à literatura em uma aula de língua estrangeira (TAKAHASHI, 2013).

Palavras-chave


Interculturalidade; Literatura e ensino de línguas; PFOL; Socialização.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17762

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr