Ensino de ciências em escolas do campo multisseriadas: desafios e possibilidades
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo construir um panorama das produções que tratam do Ensino de Ciências em Escolas do Campo Multisseriadas, visando compreender pressupostos, metodologias e/ou estratégias que balizam o Ensino de Ciências nesse contexto. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi realizada a partir de revisão bibliográfica das atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, a partir da dimensão “Desafios e Possibilidades do Ensino de Ciências em Escolas do Campo Multisseriadas”. Os resultados indicam que o número de produções que investiga o tema é pequeno, bem como que um dos pressupostos do Ensino de Ciências é estar comprometido com a alfabetização científica dos estudantes. No que se refere às metodologias que vêm sendo utilizadas em Escolas do Campo Multisseriadas no âmbito da educação em Ciências, a partir da pesquisa realizada, pode-se apontar o ensino por investigação e por meio de temas, os quais podem contribuir para o êxito do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17717
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico