Defasagem escolar: contexto pandêmico em análise
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar informações referentes a defasagem escolar brasileira, focando no período pandêmico. Nota-se que, com o fim da pandemia, a defasagem escolar tende a aumentar caso medidas não forem adotadas para resolver o problema. Metodologicamente, para atingir os objetivos do estudo, foi empregada a pesquisa bibliográfica, que visa estabelecer uma conexão entre o pesquisador e os materiais publicados, coletando informações em estudos pré-existentes. Ressalta-se que compreender as causas da defasagem escolar é crucial para os professores, pois isso os capacita a tomar medidas preventivas e corretivas eficazes. Conclui-se que entre as principais razões da defasagem escolar está a falta de exposição dos alunos ao conhecimento necessário, o que foi agravado durante a pandemia, resultando em uma aprendizagem deficiente. Com isso, ao retornarem aos estudos os alunos se depararam com conteúdos mais avançados, o que acarretou dificuldades de compreensão devido à falta de uma base sólida em conceitos de níveis anteriores, essenciais para o progresso na aprendizagem.
Palavras-chave
Defasagem Escolar; COVID-19; Educação.
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17707
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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