Defasagem escolar: contexto pandêmico em análise

Franklin Antonio Inacio Freitas, Edite Maria Sudbrack

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal apresentar informações referentes a defasagem escolar brasileira, focando no período pandêmico. Nota-se que, com o fim da pandemia, a defasagem escolar tende a aumentar caso medidas não forem adotadas para resolver o problema. Metodologicamente, para atingir os objetivos do estudo, foi empregada a pesquisa bibliográfica, que visa estabelecer uma conexão entre o pesquisador e os materiais publicados, coletando informações em estudos pré-existentes. Ressalta-se que compreender as causas da defasagem escolar é crucial para os professores, pois isso os capacita a tomar medidas preventivas e corretivas eficazes. Conclui-se que entre as principais razões da defasagem escolar está a falta de exposição dos alunos ao conhecimento necessário, o que foi agravado durante a pandemia, resultando em uma aprendizagem deficiente. Com isso, ao retornarem aos estudos os alunos se depararam com conteúdos mais avançados, o que acarretou dificuldades de compreensão devido à falta de uma base sólida em conceitos de níveis anteriores, essenciais para o progresso na aprendizagem.

Palavras-chave


Defasagem Escolar; COVID-19; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr