Formação de professores: educação infantil em foco

Patrícia Simone Grando

Resumo


Este trabalho trará a discussão acerca da formação de professores, especificamente da Educação Infantil, visando elencar as conquistas dessa área no Brasil nas últimas décadas. Tal problemática se ampara na importância de colocar luz sobre essa etapa da educação que, historicamente, tem sido invisibilizada. Essa questão se faz necessária e urgente, pois a busca pela consolidação de uma identidade pedagógica para a Educação Infantil é um desafio que requer pesquisas cuidadosas e comprometidas. O objetivo central deste estudo é identificar como aconteceu/acontece a formação do professor da Educação Infantil e o papel das políticas públicas de formação para essa área do ensino. Esses propósitos serão fundamentados por meio de pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica e documental. A pesquisa demonstrou a importância da formação, tanto inicial quanto continuada, para possibilitar uma prática docente qualificada, principalmente na Educação Infantil, que ainda é uma modalidade em consolidação. Ressalta-se também a importância das políticas públicas nesse contexto, por permitirem investimentos em educação e formação, qualificando a práxis docente

Palavras-chave


Educação Infantil; Formação Docente; Políticas Públicas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17690

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr