Formação de professores: educação infantil em foco
Resumo
Este trabalho trará a discussão acerca da formação de professores, especificamente da Educação Infantil, visando elencar as conquistas dessa área no Brasil nas últimas décadas. Tal problemática se ampara na importância de colocar luz sobre essa etapa da educação que, historicamente, tem sido invisibilizada. Essa questão se faz necessária e urgente, pois a busca pela consolidação de uma identidade pedagógica para a Educação Infantil é um desafio que requer pesquisas cuidadosas e comprometidas. O objetivo central deste estudo é identificar como aconteceu/acontece a formação do professor da Educação Infantil e o papel das políticas públicas de formação para essa área do ensino. Esses propósitos serão fundamentados por meio de pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica e documental. A pesquisa demonstrou a importância da formação, tanto inicial quanto continuada, para possibilitar uma prática docente qualificada, principalmente na Educação Infantil, que ainda é uma modalidade em consolidação. Ressalta-se também a importância das políticas públicas nesse contexto, por permitirem investimentos em educação e formação, qualificando a práxis docente
Palavras-chave
Educação Infantil; Formação Docente; Políticas Públicas.
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17690
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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