Transformando desafios em oportunidades: o e-curso M@temáticAÇÃO na promoção da autoaprendizagem na UTFPR
Resumo
Este artigo apresenta um recorte do projeto de ensino colaborativo “M@temáticAÇÃO: funções implicadas às Ciências Agrárias, BIOlógicas, BIOprocessos & BIOtecnologias”, como resposta aos desafios comumente enfrentados por estudantes ao ingressarem no Ensino Superior: a dificuldade/defasagem em objetos de conhecimento das Ciências Exatas e da Terra, que frequentemente resulta na retenção de estudantes em disciplinas iniciais, contribuindo para a evasão acadêmica. Para enfrentar esse problema, desenvolvemos um curso de aprendizagem autônoma (e-curso) na plataforma Moodle institucional da UTFPR, intitulado: “M@temáticAÇÃO: Estudo de Funções”. O e-curso abrange blocos temáticos sobre: estudo de funções, noções intuitivas de limites e derivadas, e pesquisa de satisfação; inclui recursos educacionais digitais diversificados e geração automática de declaração de conclusão por módulo. Uma inovação do e-curso é o banco de questões aleatórias, criado pela integração das ferramentas Moodle e a biblioteca R/exams da linguagem R. Antes do lançamento, o e-curso foi validado por estudantes voluntários, que contribuíram com suas percepções via pesquisas de satisfação, permitindo o refinamento da qualidade deste. Então, esse produto educacional foi apresentado na “XV Mesa Redonda sobre experiências de ensino na graduação da UTFPR-DV”, recebeu menção honrosa no “I Meu Projeto é Destaque”, e se tornou o primeiro curso autônomo do Campus Dois Vizinhos vinculado à Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED). Atualmente, o e-curso tem como objetivo servir de nivelamento/material de apoio para estudantes e professores em suas práticas de ensinaraprender e, quiçá, possibilitar pontos/horas de atividades complementares aos discentes. Ademais, com a colaborAÇÃO da comunidade acadêmica, esperamos desenvolver versões release.
Palavras-chave
Retenção/Evasão. Curso online. Aprendizagem autônoma. Matemática básica. Moodle.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17647
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico