Transformando desafios em oportunidades: o e-curso M@temáticAÇÃO na promoção da autoaprendizagem na UTFPR

Henrique Santos Silva, Ana Gabriela Santana de Brito, Caroline Dall'Agnol, Adriana Sbardelotto Di Domenico, Thiago Luiz Britez, Edgar de Souza Vismara, Lilian de Souza Vismara

Resumo


Este artigo apresenta um recorte do projeto de ensino colaborativo “M@temáticAÇÃO: funções implicadas às Ciências Agrárias, BIOlógicas, BIOprocessos & BIOtecnologias”, como resposta aos desafios comumente enfrentados por estudantes ao ingressarem no Ensino Superior: a dificuldade/defasagem em objetos de conhecimento das Ciências Exatas e da Terra, que frequentemente resulta na retenção de estudantes em disciplinas iniciais, contribuindo para a evasão acadêmica. Para enfrentar esse problema, desenvolvemos um curso de aprendizagem autônoma (e-curso) na plataforma Moodle institucional da UTFPR, intitulado: “M@temáticAÇÃO: Estudo de Funções”. O e-curso abrange blocos temáticos sobre: estudo de funções, noções intuitivas de limites e derivadas, e pesquisa de satisfação; inclui recursos educacionais digitais diversificados e geração automática de declaração de conclusão por módulo. Uma inovação do e-curso é o banco de questões aleatórias, criado pela integração das ferramentas Moodle e a biblioteca R/exams da linguagem R. Antes do lançamento, o e-curso foi validado por estudantes voluntários, que contribuíram com suas percepções via pesquisas de satisfação, permitindo o refinamento da qualidade deste. Então, esse produto educacional foi apresentado na “XV Mesa Redonda sobre experiências de ensino na graduação da UTFPR-DV”, recebeu menção honrosa no “I Meu Projeto é Destaque”, e se tornou o primeiro curso autônomo do Campus Dois Vizinhos vinculado à Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED). Atualmente, o e-curso tem como objetivo servir de nivelamento/material de apoio para estudantes e professores em suas práticas de ensinaraprender e, quiçá, possibilitar pontos/horas de atividades complementares aos discentes. Ademais, com a colaborAÇÃO da comunidade acadêmica, esperamos desenvolver versões release.

Palavras-chave


Retenção/Evasão. Curso online. Aprendizagem autônoma. Matemática básica. Moodle.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17647

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr