Neurociência e educação na formação docente: um relato de experiência no ensino superior

Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Eduardo Schiller, Debora Cristofolini, Cláudia Regina Pinto Michelli, Cyntia Bailer

Resumo


No contexto da Educação do século XXI, o perfil docente está atrelado à concepção de mediador dos processos de ensinar e aprender. Sobre esse pressuposto, neste estudo objetivamos relatar a experiência de educadores em formação na disciplina de Neurociência na Educação, na Universidade Regional de Blumenau. O percurso formativo relatado tem por base as tendências educacionais emergentes relacionadas à Neurociência (AMARAL; GUERRA, 2022; TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014) em interface à formação docente. Já para a sistematização metodológica, definimos a pesquisa quanto à abordagem como qualitativa, quanto à natureza do objetivo como descritiva e quanto aos procedimentos como relato de experiência (FORTUNATO, 2018). Ao longo do desenvolvimento da disciplina, os participantes elaboraram planos de aula fundamentados nos princípios da Ciência da Mente, Cérebro e Educação (MCE). Consideramos como instrumento de geração de dados um roteiro de leitura de planos de aula, contidos em portfólios reflexivos dos educadores em formação. A partir de lentes teóricas, as análises destes materiais nos revelam que a participação na disciplina levou os educadores em formação a refletir sobre suas práticas educativas à luz das tendências de Neurociência e Educação, reconsiderando possibilidades de aprimoramento de suas ações pedagógicas. Assim, os resultados apresentados indicam que práticas inovadoras na formação docente perpassam um movimento de reflexividade crítica (ANDRÉ, 2016), que valoriza a autonomia dos educadores, ao passo que também mobiliza novos saberes, por meio da pesquisa, acerca dos processos de ensinar e aprender.


Palavras-chave


Neurociência; Formação docente; Reflexividade crítica.

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17643

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