Transformação da realidade local por meio de políticas públicas para educação ambiental no Rio de Janeiro: resultados do Projeto Ambiente Jovem, um importante programa de Educação Ambiental no Brasil

Irlaine Alvarenga Cidade, Rafael Alves Esteves

Resumo


O projeto Ambiente Jovem, uma iniciativa de educação socioambiental que previu a capacitação de jovens de 16 a 24 anos em 146 comunidades do estado do Rio de Janeiro com a implantação de projetos locais, voltados para a sustentabilidade e educação ambiental, foi implementado em 2022 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados das ações de educação ambiental implantadas no projeto, de forma a maximizar os pontos fortes (impactos positivos) e minimizar as fragilidades encontradas (pontos de atenção). Para isto, foram aplicados três blocos de questionários compreendendo os períodos de maio a julho (2022), agosto a outubro (2022) e novembro a janeiro (2022 – 2023) envolvendo os alunos, seus familiares e os funcionários do projeto. Os resultados deste estudo mostraram que o projeto Ambiente Jovem foi bem avaliado em todos os questionários, retratando cuidado e zelo nas ações de políticas públicas por parte do Estado, neste que é considerado o maior programa de educação ambiental do país, seja em tamanho de conteúdos envolvidos, complexidade de alocação de recursos, quantidade de alunos atendidos e aporte de recursos para utilização durante as atividades (recursos humanos, financeiros, materiais e infraestrutura). Sugere-se que seja realizado um estudo futuro para avaliar e monitorar o impacto positivo do projeto nas comunidades ao longo do tempo (impacto social).


Palavras-chave


Políticas públicas ambientais; Educação ambiental emancipatória; Educação ambiental não-formal; Impacto social

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17528

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