Concepções de Ecopedagogia a partir dos escritos de Paulo Freire
Resumo
A Ecopedagogia é um recorte temático contemporâneo na área da Educação, que atualmente está ganhando visibilidade, mas ainda é pouco discutido no campo acadêmico. Tendo em vista a necessidade de promover discussões sobre o tema e suas possibilidades, o presente estudo busca analisar concepções de trabalhos de dois autores: Freire (1994, 2002) e Gadotti (2001, 2008, 2009, 2010), e procura analisar o entendimento do(s) conceito(s) contemporâneo de Ecopedagogia. Este estudo permitiu relacionar a concepção de Ecopedagogia com a de educação integral e analisar por meio das obras dos autores quais são os maiores desafios para a implementação da Ecopedagogia nos ambientes escolares. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico, a partir de Lima (2007); Prodanov e Freitas (2013) e Garcia (2016). Como resultado do estudo, observou-se que a Ecopedagogia vai muito além do que sua nomenclatura sugere; nela, a Educação forma sujeitos integrais com visão de mundo no sentido da compreensão das questões sociais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17456
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico