Os desafios da educação inclusiva: distanciamentos entre as políticas e as práticas educacionais

Liliane Maria da Silva, Dinora Tereza Zucchetti

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida para um Trabalho de Conclusão no Curso de Pedagogia. A pesquisa teve o objetivo de analisar como duas escolas brasileiras de duas redes de ensino vêm efetivando o processo da educação inclusiva. A investigação, de abordagem qualitativa, contou com aprofundamento teórico, estudo de documentos, seguidos de coleta de dados, que se deram através de entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. A análise de dados deu-se com base na Análise de Conteúdo, que evidenciou o distanciamento entre as políticas públicas e as práticas educativas no processo da educação inclusiva. Em termos de conclusão, o corpus documental pesquisado revelou o recente contato das duas escolas com a proposta inclusiva, as aflições e as exigências para amparo e suporte dos alunos com deficiência, a determinação de quem pode ser atendido pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), a influência e a importância do Projeto Político-pedagógico para o processo inclusivo, as barreiras para o acesso e a permanência desses estudantes nas escolas, bem como a importância do AEE. Mesmo mediante contradições, é possível inferir, com os resultados da investigação, que as escolas pesquisadas buscam o desenvolvimento de práticas para a promoção de uma educação para todos e, portanto, inclusiva.

 


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Políticas Públicas; Educação para Todos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr