Ser e estar no mundo: entrelaçamentos da educação libertária e ambiental a partir do Sul
Resumo
A cisão entre ser humano e natureza, do próprio ser humano e da relação dele com o outro é o que é investigado neste trabalho, assim como seu impacto, possíveis causas e saídas a partir do Sul. Parte-se dos princípios da Educação Libertária para justificar a importância do ambiente na formação de um ser humano integral, comprometido com o coletivo e com a natureza, aproximando-se então de uma perspectiva possível de Educação Ambiental. Por meio da revisão bibliográfica, são feitas as primeiras aproximações entre esses dois campos - Educação Libertária e Educação Ambiental -, sem a intenção de esgotar o tema, mas de atualizar o debate e a crítica nos dois campos. Nisso também se entrecruzam conceitos como trabalho, ciência e a própria compreensão de ser humano e sociedade. O trabalho é estruturado em três partes: descrição e conceituação da Educação Libertária; descrição e conceituação da Educação Ambiental; entrelaçamento das ideias, pensando em utopias reais dentro da área da educação.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17387
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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