Grupos Interativos: uma análise sobre a produção acadêmica em bancos de dados
Resumo
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/CUR/UFMT) na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, teve como principal objetivo a análise do conteúdo das produções acadêmicas nacionais e internacionais, no período correspondente aos anos de 2004 a 2018, que discutem a atuação educativa de êxito, denominada Grupos Interativos. No tratamento dos resultados recorremos à abordagem de caráter bibliográfico, aliado às técnicas de “Análise de Conteúdo”. A ideia central da proposta é contribuir com a superação dos índices de fracasso escolar e segregação social. Entre as principais contribuições teóricas que subsidiam esta pesquisa destacamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas (2012) e o conceito de dialogicidade de Paulo Freire (1968). Com base nos resultados desta pesquisa pode se afirmar que a implantação dos Grupos Interativos promove a superação do fracasso escolar à medida que desencadeia, por meio das interações sociais, a aceleração da aprendizagem das crianças.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17378
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico