História de Vida e Formação Docente na Educação Profissional: Relato de caso
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de uma professora de educação profissional a partir de sua história de vida. Tem-se como enquadramento teórico-metodológico as histórias de vida em formação, baseados nos estudos de Marie-Christine Josso, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza, Franco Ferrarotti, Antonio Novoa e Mathias Finger, com a utilização da ferramenta de entrevista narrativa semiestruturada. As pesquisadoras objetivaram validar os saberes teóricos em sua prática, colocando-se como atoras da cena formativa. A pesquisa de história de vida em formação docente traz inúmeras reflexões sobre o lugar de fala do professor acerca de sua formação acadêmica e prática. Como um saber em construção, este artigo pretende participar do desenvolvimento da abordagem metodológica. O estudo conclui que as histórias de vida são uma importante ferramenta de autoconhecimento e de formação, e que podem ser utilizadas em um processo de desenvolvimento profissional docente em uma instituição de Educação Profissional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17351
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico