Travessias femininas: o ateliê biográfico de projeto como dispositivo formativo e de construção de narrativas
Resumo
Este trabalho apresenta apontamentos sobre duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado acadêmico em Educação, que se inspiraram no ateliê biográfico de projeto para elaborar percursos formativos baseados na construção de narrativas (auto) biográficas. Em ambas as pesquisas, realizadas com graduandas do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal, inferimos que a utilização do dispositivo favoreceu a mobilização das trajetórias de vida, ampliando a formação oferecida na graduação. Organizado em cinco partes, o texto apresenta o ateliê; expõe breves resumos das investigações; discute as travessias dessas professoras enquanto memórias subterrâneas em construção e; destaca o potencial do dispositivo formativo enquanto metodologia para produção de narrativas femininas em Educação.
Palavras-chave
Ateliê Biográfico de Projeto; Formação de Professores;Narrativas femininas;Ateliê Biográfico de Projeto;Formação de Professores;Narrativas femininas;Pedagogia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17333
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico