Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
Resumo
Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17292
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico