Química Ambiental no contexto do campo: uma experiência didática com licenciandos em Educação do campo, área do conhecimento Ciências da Natureza
Resumo
A formação de educadores e educadoras do campo prioriza uma leitura crítica da realidade em que estão inseridos com vistas a possibilidade de transformação. Assim, no presente artigo relata-se uma experiência didática, no contexto de um componente curricular intitulado: “Química Ambiental no contexto do campo”, especificamente uma das atividades desenvolvidas, a saber: a redação de cartas a autoridades. A carta produzida pela discente, primeira autora deste artigo, ressalta um esforço analítico de caracterização de sua comunidade, do assentamento, dos modos de sua organização, de seu entorno e, especialmente, do efeito das ações antrópicas e da ausência de ações do poder público no que se refere ao problema do lixo no contexto rural. Foi a materialização desse esforço uma das razões para a compreensão que este recurso didático contribuiu de modo eficiente para atingir os objetivos do componente curricular e, acima de tudo, na formação da estudante, tendo potencial para contribuir na luta por políticas públicas para aquela comunidade em especifico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.17265
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico