Limites e contradições na educação a distância: um estudo de caso no if sertão-pe (2013-2014)
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a implantação da modalidade de Educação a Distância (EaD) oferecida pelo IF SERTÃO-PE no período de 2013 a 2014, buscando identificar as relações e determinantes envolvidos com a política nacional de educação. Utilizou-se de uma abordagem exploratória por meio de um estudo de caso na instituição alvo. Para isso, foram realizadas leituras de documentos oficiais sobre EaD na rede federal de ensino técnico profissionalizante, aplicação de um questionário semi-estruturado e observação participante durante o período letivo de 2014. Como hipótese, levantou-se a possibilidade de que a EaD possa estar sujeita a uma lógica mercadológica, refletindo uma integração ao fetiche das tecnologias e à reestruturação produtiva em curso. Os resultados das análises indicaram alterações na organização do trabalho docente, negatividade na relação público-privado, dificuldades na estrutura tecnológica e predial e contradições na orientação pedagógica para o trabalho. Conclui-se que o contexto educacional exposto apresenta limitações, em uma perspectiva política e pedagógica influenciada pelo ajuste neoliberal do país na última década. Destaca-se a urgência de os estudantes e trabalhadores assumirem a disputa nesse campo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.16931
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico