A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: desafios e possibilidades da prática docente

Rose Anne Holanda

Resumo


A educação inclusiva é um direito assegurado às pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais especiais e um dever da instituição educacional, tanto das instituições de educação básica como superior. Pensando na inclusão como direito em todos os níveis educacionais, o presente estudo tem como foco a inclusão da pessoa com deficiência em Instituições de Ensino Superior (IES). As IES também devem participar do processo inclusivo, que só será alcançado quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua cidadania. Dessa forma, o objetivo deste estudo é conhecer a atuação das Instituições de Ensino Superior no processo inclusivo, percebendo os possíveis desafios, possibilidades e limitações da sua prática docente, a partir de uma revisão integrativa. A coleta dos dados dessa pesquisa foi realizada na SCIELO e Google Acadêmico, usando os descritores “docentes”, “ensino superior”, “inclusão” e “deficiência”. As 07 produções selecionadas e analisadas atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos: artigos completos, em língua portuguesa, a partir de 2010, relacionando a inclusão de pessoas com deficiência e a atuação docente nas IES. Em tempos de inclusão, as diferenças existentes precisam ser respeitadas, tornando-se essencial que as IES reflitam sobre sua participação no processo inclusivo, compreendendo as dificuldades existentes, buscando os conhecimentos e ferramentas de trabalho necessárias à inclusão e, finalmente, tomando seu lugar como também agente de mudança, que inclui toda a sociedade.

 


Palavras-chave


Docentes; Ensino Superior; Inclusão; Deficiência.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16892

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