Capacitação docente para produção de videoaulas durante a Pandemia Covid-19

Rafael Lima Ribeiro, Paulo Roberto de Amoretty, Ronaldo Figueiró

Resumo


A Pandemia da Covid-19, que assolou o mundo em 2020 e 2021, marcou um período de desafios inéditos e de transformações profundas na sociedade. Como consequência, inúmeros avanços tecnológicos foram acelerados e implementados, resultando em alterações nos processos de ensino e aprendizagem que foram mantidos após o término da Pandemia. Entre os avanços mais significativos, ressalta-se a crescente utilização de videoaulas produzidas autonomamente pelos educadores em suas residências. Nesse contexto, a competência dos professores em elaborar conteúdo audiovisual educativo de qualidade, adequadamente ajustado às necessidades discentes, evidenciou-se como crucial. Este estudo teve como objetivo principal investigar a capacidade de professores do ensino superior em dominar o uso de aparelhos celulares para a produção de videoaulas, em especial durante o período de Pandemia. Baseando-se em fundamentos teóricos como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa e quantitativa com a aplicação de questionários para coletar dados sobre a percepção dos docentes acerca do treinamento recebido. O treinamento abordou etapas de pré-produção, produção e pós-produção de vídeos educacionais, utilizando um aplicativo para edição de vídeos. Os resultados demonstraram que 75% dos participantes sentiram-se mais independentes para a produção de suas próprias videoaulas, após a capacitação. Contudo, também foram registradas dificuldades de alguns participantes em usar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A pesquisa conclui que, embora haja desafios a serem superados, a capacitação docente no ensino superior, baseada na teoria da aprendizagem significativa, provou ser eficaz para o uso de tecnologias digitais no ensino.

Palavras-chave


Capacitação de Professores; Audiovisual; Biossegurança

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16697

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