Prática pedagógica como síntese do chão de escola
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica como síntese das contradições oriundas do chão de escola. Aqui será analisado o projeto pedagógico Composição musical em sala de aula, desenvolvido em uma escola da rede estadual paulista de ensino, durante aulas do componente curricular Arte. Será utilizada como ferramenta metodológica a narrativa autobiográfica. Parte-se da definição e da argumentação em favor das abordagens biográficas. A partir disso, define-se o conceito de chão escola que será utilizado neste trabalho. Após isso, apresenta-se e analisa-se a narrativa autobiográfica produzida. Nela está contida tanto a percepção do autor em relação às circunstâncias na qual o projeto analisado se deu quanto as composições musicais realizadas pelos estudantes. Ambos são considerados a “matéria-prima” para a análise que ocorre concomitantemente à narrativa em progresso. A investigação se dá com base em referenciais da sociologia e etnografia educacional. Com isso, espera-se contribuir ao debate sobre a narrativa autobiográfica como ferramenta não apenas metodológica, mas reflexiva e formativa à pesquisa educacional e atuação docente.
Palavras-chave
narrativa autobiográfica; chão de escola; biografia; educação musical
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v8n0.16682
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico