Relato de disciplina de Química Ambiental no curso de Gestão e Análise Ambiental pautada na investigação temática, multimodalidade e avaliação formativa

Pedro Neves da Rocha

Resumo


Este relato de experiência apresenta uma disciplina de Química Ambiental, de carga horária de 60 horas distribuídas em 30 aulas, voltada ao quarto período de um curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental de uma universidade pública do interior paulista. Sua ementa envolveu os tópicos de compartimentos terrestres, influências antrópicas, ciclos biogeoquímicos, poluentes clássicos e emergentes. A disciplina foi dividida em duas fases: i. realização de atividades diversas, abrangendo os tópicos da ementa, por múltiplos recursos e estratégias cooperativas (leitura de texto e resumo, exibição de vídeos, produção de infográfico, quadro sinóptico, estudo dirigido, discussões em sala, entre outros); ii. elaboração e apresentação de projetos de investigação temática, em que os grupos elegeram um tema socioambiental, problematizando situações-limite, articulando aos conteúdos da disciplina. Em ambas, o docente pautou-se pela perspectiva de avaliação formativa, acompanhando os estudantes com proximidade e dando feedbacks detalhados. Ao final, realizamos uma roda de conversa para que os estudantes avaliassem a disciplina, seguida do preenchimento de formulário não identificado com mesmo intuito. A partir das respostas, considerou-se que as atividades diversas tiveram muito sucesso, por conta da diversificação de recursos e linguagens, da cooperatividade e principalmente pelos feedbacks detalhados. A estratégia de projetos também foi extremamente bem aceita pelos estudantes, devido à atuação de orientação constante por parte do docente, ao longo de todo o processo. Por fim, concluiu-se que a proposta se alinhou com os objetivos do curso de interdisciplinaridade, reflexão crítica e colaboração, expressos em seu Projeto Pedagógico.

  

Palavras-chave


Abordagem Temática Freireana; Aprendizagem Cooperativa; Feedback

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16661

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr