Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido

Silvana Rodrigues Quintilhano, Rogerio Tondato, Mayara Rubio Barreto

Resumo


A era da informação proporciona informações e referências teóricas de forma dinâmica e acelerada, promovendo mudanças em todas as esferas sociais, inclusive na educacional. No contexto universitário a tecnologia entra na sala de aula como instrumento social do aluno onde, sua fonte rápida ao conhecimento, modifica os papéis no processo de ensino-aprendizagem. O agente ativo na construção do conhecimento agora é o aluno, enquanto o professor torna-se mediador/facilitador. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é analisar a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico da Produção do 4º período de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, evidenciando sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Os resultados obtidos comprovam a otimização no ensino-aprendizagem, colocando o estudante como protagonista no processo de construção de conhecimento, despertando maior engajamento e interesse pelo tema abordado.

 

Palavras-chave


Metodologia Ativa; Ensino Híbrido; Rotação por Estações; Engenharias

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v6n0.11899

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr