Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido

Silvana Rodrigues Quintilhano, Rogerio Tondato, Mayara Rubio Barreto

Resumo


A era da informação proporciona informações e referências teóricas de forma dinâmica e acelerada, promovendo mudanças em todas as esferas sociais, inclusive na educacional. No contexto universitário a tecnologia entra na sala de aula como instrumento social do aluno onde, sua fonte rápida ao conhecimento, modifica os papéis no processo de ensino-aprendizagem. O agente ativo na construção do conhecimento agora é o aluno, enquanto o professor torna-se mediador/facilitador. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é analisar a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico da Produção do 4º período de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, evidenciando sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Os resultados obtidos comprovam a otimização no ensino-aprendizagem, colocando o estudante como protagonista no processo de construção de conhecimento, despertando maior engajamento e interesse pelo tema abordado.

 

Palavras-chave


Metodologia Ativa; Ensino Híbrido; Rotação por Estações; Engenharias

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DOI: 10.3895/rtr.v6n0.11899

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ISSN: 2525-6475

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