Abordagens mistas na pesquisa em dissertações de mestrado de um programa de pós-graduação de educação

Edjofre Coelho de Oliveira, Francisco Jadson Franco Moreira, Saulo Vieira Cavalcante da Silva

Resumo


Como a triangulação metodológica está sendo utilizada nas dissertações de mestrado em Educação? Apesar de ser consensual a importância da combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, ainda são raros os trabalhos que efetivamente utilizam uma abordagem multimétodo. Este artigo apresenta uma introdução ao método misto e uma análise da utilização deste nas dissertações de mestrado de um programa de Pós-Graduação em Educação. O problema está centrado em investigar: quantas dissertações de mestrado em Educação trazem a abordagem mista nas suas metodologias de pesquisa? Nosso objeto de estudo são as dissertações de mestrado defendidas no período de 2013 a 2018 e devidamente registradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação estudado nesta pesquisa. Metodologicamente, sintetizamos as principais recomendações da literatura a partir de Sampieri, Collado e Lúcio (2013) e Creswell (2010). Com este artigo, esperamos difundir a utilização de métodos mistos nas ciências humanas e sociais brasileiras e demonstrar que se pode obter mais clareza com a combinação das pesquisas quantitativa e qualitativa do que com cada uma das abordagens isoladamente.


Palavras-chave


Pesquisa em educação; Método misto; Metodologia da pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v4n0.11322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr