A escola nas representações sociais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de escola construídas por estudantes matriculados em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal do Recife-PE. Utilizamos como referencial a Teoria das Representações Sociais. Constituem representações sociais os conhecimentos elaborados e compartilhados que se manifestam nos discursos e práticas dos sujeitos. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa delineada como estudo de campo, da qual participaram 25 estudantes matriculados em diferentes módulos de EJA de três escolas municipais do Recife-PE. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam representações de escola centradas em oportunidades de aprendizagem (sobretudo da leitura e escrita), que, em consequência, promove a ascensão social. O trabalho vem se somar a outros que, também, mostram as perspectivas que os estudantes de EJA depositam na escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v4n0.11311
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico