Espaço de formação docente centrada na escola: um estudo sobre a hora-atividade

Camila Aparecida Prade Conte, Jamile Cristina Ajub Bridi

Resumo


Considerando a importância do desenvolvimento docente e da necessidade de troca de experiências com outros professores, desenvolvemos uma pesquisa sobre os resultados que a hora-atividade de estudo, mediada pelo pedagogo, proporciona no trabalho do professor. Fundamentados nos conceitos de Tardif (2005), Pimenta (1999), Sacristán (1991), Nóvoa (1997) e Libâneo (2004), partimos do pressuposto de que esta pode representar um importante instrumento de emancipação do trabalho docente, bem como do trabalho do pedagogo, por meio da leitura, estudo e discussões coletivas diante dos problemas encontrados no processo pedagógico. Com isso, o trabalho analisa a hora-atividade realizada em uma escola estadual localizada no Município de Campo Largo, Paraná. Para responder à tal problema, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo a partir de observação participante nos momentos de hora-atividade organizados pela equipe pedagógica da escola pesquisada, momentos esses denominados na escola como “hora-de-estudo”. Os resultados evidenciaram que a hora-atividade representa um importante espaço de formação em exercício do professor, proporcionando significativa mudança no processo ensino-aprendizagem, na medida em que favorece que os professores se utilizem de metodologias diferenciadas a fim de alcançar a diversidade dos alunos. Além disso, o momento de estudo torna-se espaço de troca de experiências entre os professores e vem contribuindo para a superação da visão do pedagogo como fiscalizador, passando a compreendê-lo como um aliado.


Palavras-chave


Desenvolvimento Docente; Pedagogo; Educação Básica; Hora atividade

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v4n0.10036

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr