O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar

Tatiane Cristina Becher, Dhandara Capitani

Resumo


A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros.

Palavras-chave


Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v21n34.7769

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr