Oralidade e letramento no ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre o uso dos gêneros do discurso em sala de aula

Silvio Nunes da Silva Júnior

Resumo


Com o avanço da sociedade hoje chamada pós-moderna, diversas inquietações pertinentes em relação ao ensino e à aprendizagem de línguas vêm surgindo no âmbito da Linguística Aplicada (LA); uma delas, a que deu origem a este estudo, é sobre o uso da oralidade em sala de aula, e, mais a fundo, sobre a questão do letramento empregado nas atividades didáticas em sala de aula no intuito de contribuir para o desenvolvimento do aluno para além dos muros da escola. Diante disso, proponho discutir acerca das atividades de letramento no ensino de língua portuguesa com a utilização dos gêneros debate e conto como forma de contribuição para a formação dos alunos em situações de aprendizagem, e, além, disso, para o senso crítico deles. Ancoro-me nos estudos dialógicos de Bakhtin (2003) para refletir sobre os gêneros do discurso, nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2002; SOARES, 1996, 2004) e, também, sobre ensino de língua portuguesa. Com base nessas leituras, aponto dois encaminhamentos, frutos de experiências próprias, de utilização dos referidos gêneros em aulas de língua portuguesa na educação básica.


Palavras-chave


Conhecimento Linguístico; Letramento; Senso Crítico.

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DOI: 10.3895/rl.v19n26.7052

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