EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA COM BASE NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Resumo
Esse estudo assume a interface entre leitura e planejamento pedagógico. Objetiva-se, aqui, focalizar as práticas de planejamento de leitura, voltadas para a implementação do gênero literário “conto” em sala de aula. Das cinco sessões de leitura de contos literários (transcritas e gravadas) que se constituíram corpus da pesquisa-ação, elegeu-se, para esta análise a quarta sessão. Os resultados apontam para a importância do planejamento, que desempenha a função mediadora, na medida em que ao plano foi atribuído o estatuto de instrumentalizar a ação docente, servindo à professora como guia para discussão do texto, ora atribuindo uma função utilitária, ora dando significado ao discurso literário, como instância provedora de prazer.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v12n12.2367
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.