Considerações sobre a formação profissional e a prática pedagógica do professor de Espanhol quanto à compreensão auditiva

José Ricardo Dordron de Pinho

Resumo


A oralidade constitui um dos grandes objetivos no ensino de línguas estrangeiras; ela representa o desejo de muitos estudantes e de muitos professores, o que justifica sua inclusão nas práticas desenvolvidas nas aulas. Tais práticas, no entanto, dificilmente são realizadas quando as aulas se dão no espaço de uma escola de educação básica, o que mostra uma grande incoerência entre o desejo dos participantes nas práticas pedagógicas e as próprias práticas. Neste trabalho, pretendemos identificar as causas desse fato, a partir de um questionário focado na compreensão auditiva, aplicado a todos os professores de Espanhol do Colégio Pedro II. Além da exclusão dessa habilidade segundo documentos oficiais, podemos perceber, considerando as respostas apresentadas ao questionário, que ela também não costuma estar presente na formação inicial do professor, o que impede que esse profissional se sinta preparado para trabalhar com a habilidade em questão. No entanto, vale destacar que alguns professores, mesmo diante dessa situação, optam por trabalhar com a compreensão auditiva em sala de aula, sendo que alguns deles chegam a estudar por conta própria, a fim de obterem embasamento teórico para o aprimoramento do trabalho. Considerando o objetivo de dominar a língua oral por parte dos estudantes e o desejo efetivo de trabalhá-la em sala de aula por parte de muitos professores, percebe-se a necessidade de uma reestruturação dos cursos de formação de professores, em que se incluam atividades relativas ao oral, de modo que esses profissionais estejam realmente preparados para um trabalho que contribui imensamente para a formação da cidadania dos jovens em nossas escolas.

Palavras-chave


Formação do professor de Espanhol; Ensino de línguas estrangeiras na educação básica; Compreensão auditiva.

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DOI: 10.3895/rl.v23n43.14622

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