APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA

Marcelo D. Depexe, Juliana Bonacorso Dorneles, Adolfo C. Figueiredo Costa, Débora de Gois Santos, Luiz Fernando M. Heineck

Resumo


A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482006000400012

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr