MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Fabiana Ferreira Silva, Aline Kelly Moura Silva

Resumo


Este ensaio teórico-empírico apresenta como o conhecimento e a utilização das ferramentas do composto de marketing podem auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais através do gerenciamento adequado do fluxo de informações na empresa. O lócus de investigação foi constituído por uma instituição de educação profissional reconhecida nacionalmente, que apesar de ter todos os seus processos padronizados e orientações específicas para cada ação, as unidades localizadas nas cidades do interior não conseguiam alcançar suas metas de produtividade devido à baixa demanda por seus serviços. Diante deste contexto, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi verificar até que ponto o desenvolvimento de estratégias de marketing promocional poderia auxiliar na consolidação da imagem desta escola na região, facilitando o alcance dos objetivos institucionais. Para tanto, utilizou-se o método quantitativo para o levantamento de informações, cujos resultados foram apresentados através da estatística descritiva e tratados juntamente com os dados coletados através do método qualitativo, por meio da análise de conteúdo dos documentos institucionais e análise dos discursos obtidos nas entrevistas. Quanto aos fins, a pesquisa classificou-se como descritiva e intervencionista; e quanto aos meios, constituiu um estudo de caso, uma pesquisa documental e bibliográfica. Constatou-se que, quando instituições de ensino utilizam as estratégias de marketing presentes no composto promocional, os benefícios ultrapassam a otimização dos resultados organizacionais, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento que lhe é proporcionado através do marketing educacional.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482010000300005

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr