Qualidade de vida dos fisioterapeutas e colaboradores do setor de fisioterapia aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

Fernanda Simões Risco Bert, Douglas Braga

Resumo


OBJETIVO: Esta pesquisa teve como finalidade investigar a qualidade de vida dos fisioterapeutas aquáticos e colaboradores do setor de fisioterapia aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

MÉTODOS: Para a coleta de dados foi aplicado o questionário World Health Organization Quality of Life-100 (WHOQOL-100). A amostra da pesquisa contou com 29 fisioterapeutas aquáticos e colaboradores do setor de fisioterapia aquática da AACD, assim distribuídos: 24 fisioterapeutas aquáticos e 5 colaboradores. Para a análise das variáveis não paramétricas, utilizou-se o coeficiente de correlação linear de Spearman (r) através do programa Prism® version 4, sendo considerado como significante o valor de p inferior a 0,05.

RESULTADOS: Foi observada correlação entre os Domínios ambiente e psicológico com a qualidade de vida. Dentro dos Domínios, as facetas pensar, aprender, memória e concentração e ambiente físico, respectivamente, foram as que mais interferiram nos Domínios.

CONCLUSÃO: A qualidade de vida dos fisioterapeutas e colaboradores que trabalham na fisioterapia aquática da AACD sofre alteração pelo ambiente físico e aspectos psicológicos.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000200004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr