Impacto do uso de smartphone na qualidade de vida e no risco para nomofobia

Karen Helena Costa Santos, Bruna da Silva Cruz, Jean Matheus Sena Cardoso, Milena Lara Gomes da Silva, Nahara Benedito Campos, Vitória Monique Costa da Cunha, Júlio Cesar Santos da Silva, Marcela dos Santos Ferreira

Resumo


OBJETIVO: Analisar a interatividade da população através do uso de smartphone em relação ao impacto na qualidade de vida e ao risco de desenvolvimento da nomofobia.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 96 usuários de smartphone que responderam um questionário baseado no Questionário para avaliação de dependência de smartphone composto por 25 questões fechadas e específicas e três sociodemográficas. As afirmações podiam ser respondidas de forma positiva ou negativa. Os dados foram analisados com o auxílio da estatística descritiva.

RESULTADOS: Constatou-se que 90,6% da amostra é composta por jovens entre 14 e 20 anos e 62,5% do gênero feminino. Dessas, 53,3% obtiveram escore positivo para a tendência à nomofobia. Apesar dos sintomas de ansiedade, a dependência ainda não se manifesta na maioria dos participantes. Foi observado em 65,6% da amostra que algumas atitudes já são evidentes, como olhar mensagens ou aplicativos continuamente, esperando alguma interação social recente.

CONCLUSÕES: O uso excessivo de aparelhos eletrônicos capazes de acessar a internet é o principal fator para o desenvolvimento da nomofobia, interferindo negativamente na qualidade de vida de indivíduos. Dentre eles, os mais jovens, com mais acesso à internet, revelam-se mais propensos a apresentar manifestações clínicas da nomofobia.

Palavras-chave


Ansiedade; Fobia; Smartphone.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v1n0.11500

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr