v. 7, n. 2 (2014)

DOI: 10.3895/S1982-873X20140002

Apresento, com muita satisfação, o sétimo volume - número 2 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ressalto, neste momento, a abrangência nacional e internacional deste periódico e sua relevância na divulgação das produções que abordam temas importantes sobre o ensino de ciências e tecnologia.

A circulação de ideias, a divulgação de experiências, a exposição de pressupostos teóricos e práticos e a apresentação de resultados, constituem ações importantes e necessárias entre os pesquisadores da área, que têm a oportunidade de expor à comunidade científica suas investigações e resultados. Da mesma forma, cada vez mais, professores da educação básica também se beneficiam dos textos aqui publicados, sobretudo os que tratam da apresentação e análise de contextos reais de sala de aula. Portanto a RBECT tem cumprido um papel fundamental para a pesquisa e a educação em nosso país, notadamente para a educação científica e tecnológica.

Abrindo o presente volume, temos o artigo Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino, de autoria de Marco Antonio Moreira. Neste texto, a modelagem nos é apresentada como possibilidade para o ensino de Ciências e Matemática, almejando-se a aprendizagem significativa por parte dos estudantes. O autor propõe a utilização do “Vê” epistemológico de Gowin como estratégia instrucional.

O segundo artigo denomina-se Perspectivas de alunos do PROEJA sobre a utilização do Moodle na aprendizagem de matemática de Lisani Geni Wachholz Coan e Floriano Viseu. Os autores, a partir de atividades desenvolvidas na sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem, objetivam averiguar perspectivas dos alunos sobre as contribuições da utilização do Moodle à aprendizagem de conteúdos matemáticos. A pesquisa, com abordagem qualitativa interpretativa, trata de um estudo de caso com estudantes do PROEJA.

Os autores Fernanda Oliveira Simon, Renata Nascimento Nogueira e Flávio César Vicentin apresentam o terceiro artigo, intitulado Avaliação de livros de divulgação científica acerca da Mecânica Quântica. Neste texto, divulgam os resultados da avaliação de dez obras de divulgação científica que tratam da Mecânica Quântica para estudantes de um curso de engenharia, com foco nos seus conceitos fundamentais.

No quarto artigo, Práticas de EaD para cursos de extensão na área de tecnologia: um estudo de caso na Universidade Cruzeiro do Sul, de autoria de Octavio Cavalari Júnior e Juliano Schimiguel, encontra-se uma reflexão teórica sobre a prática dos cursos de extensão a distância e semipresenciais desenvolvidos por uma instituição de ensino superior. No texto, apresentam diversos contextos de ensino onde a EaD pode trazer contribuições para o processo de aprendizagem dos estudantes de tecnologia.

O quinto artigo, Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo de autoria de Rosiney Rocha Almeida, Carlos Fernando Araújo Jr, Andréa Carla Leite Chaves e Cíntia Aparecida Bento dos Santos, apresenta uma pesquisa documental a partir do mapeamento de teses e dissertações que tratam da avaliação de Objetos de Aprendizagem, localizadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. Utilizam como metodologia analítica a Análise de Conteúdo, a partir de duas unidades de análise: o contexto das avaliações e os seus enfoques.

Eduardo Galembeck e Juan Carlos Vega Garzon trazem o artigo Visibilidade de objetos educacionais desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) em cinco plataformas de distribuição de conteúdo digital. A partir deste texto, os autores objetivam apresentar uma análise da visibilidade atribuída a 196 conteúdos digitais desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia Educacional em cinco plataformas de distribuição de conteúdo digital, entre elas, o Portal do Professor, BDC e o YouTube.

O sétimo artigo, intitulado O selo postal como objeto de divulgação das ciências, de autoria de Diego Andres Salcedo, nos traz uma interessante discussão sobre o selo postal como objeto de divulgação das ciências e a sua utilização pedagógica. O autor propõe a observação de selos comemorativos, sugerindo as categorias analíticas: Imagem Científica (IC), Imagem Tecnológica (IT) e Imagem Tecnocientífica (ITC), visando compreender o discurso científico nos níveis textuais e pictóricos.

O artigo das autoras Tania Renata Prochnow, Karina A. Latorre Castro Damasceno e Maria Eloisa Farias, denominado Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno finaliza esta edição da RBECT. O artigo apresenta a divulgação de um projeto de sensibilização para a adoção de atitudes sustentáveis, valorizando-se o destino adequado de resíduos, com foco na conscientização em relação ao consumo na escola e seu entorno. As autoras ressaltam, ainda, o papel da escola na consolidação de ações ambientais de cuidado a longo prazo.

Os oito artigos que fazem parte deste volume contêm resultados e reflexões a partir de diferentes contextos de investigação, perspectivas teóricas e situações de ensino. Convido os leitores da RBECT a conhecê-los, desejando a todos proveitosa leitura.

Professor Doutor Edson Schroeder.

Sumário

Marco Antonio Moreira
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Lisani Geni Wachholz Coan, Floriano Viseu
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Fernanda Oliveira Simon, Renata Nascimento Nogueira, Flávio César Vicentin
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Octavio Cavalari Júnior, Juliano Schimiguel
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Rosiney Rocha Almeida, Carlos Fernando Araujo Jr., Andréa Carla Leite Chaves, Cintia Aparecida Bento dos Santos
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Eduardo Galembeck, Juan Carlos Vega Garzon
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Diego Andres Salcedo
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Tania Renata Prochnow, Karina A. Latorre Castro Damasceno, Maria Eloisa Farias
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