Jogo Minecraft como aliado no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial

Paula Boito, Juliano Tonezer da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir as potencialidades do jogo digital Minecraft como suporte ao ensino e aprendizagem de elementos introdutórios da Geometria Espacial no sexto ano do Ensino Fundamental. Para esta pesquisa, utilizou-se como aportes teóricos o Construcionismo proposto por Seymour Papert (1985), além do diálogo problematizador e contextualização do saber defendidos por Paulo Freire (1996). Dessa forma, desenvolveuse uma sequência de atividades estruturada em doze encontros, agregando a tecnologia do jogo Minecraft aliado a outras mídias e elementos usualmente utilizados. A pesquisa-ação pautou-se na análise de dados coletados: Diário de Bordo, transcrição de diálogos, fotos, vídeos e relatórios preenchidos pelos estudantes. A avaliação da pertinência dessa proposta pedagógica ocorreu com base nessas análises. Como resultado, a pesquisa apontou sua relevância para a aprendizagem da geometria, além de mostrar-se pertinente em termos de participação e comprometimento da turma, abrindo um canal de diálogo entre professor e alunos.


Palavras-chave


Minecraft; Geometria Espacial; Construcionismo; Diálogo Problematizador; Contextualização do Saber

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n3.9947

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr