O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental

Bianca Aparecida Holm De Oliveira, Juliana de Fátima Holm Brim, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada no estado do Paraná. A investigação teve como objetivos aplicar, contextualizar e fixar conteúdo de potenciação com o auxílio do jogo. O interesse pela pesquisa partiu da indagação de alguns alunos dessa classe acerca da aplicação da potenciação em situações além da sala de aula. A metodologia utilizada para análise e coleta dados foi a qualitativa mediada pela abordagem interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico o jogo.

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Palavras-chave


Jogos; Ensino da matemática; Torre de Hanói

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.9698

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