O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada no estado do Paraná. A investigação teve como objetivos aplicar, contextualizar e fixar conteúdo de potenciação com o auxílio do jogo. O interesse pela pesquisa partiu da indagação de alguns alunos dessa classe acerca da aplicação da potenciação em situações além da sala de aula. A metodologia utilizada para análise e coleta dados foi a qualitativa mediada pela abordagem interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico o jogo.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.9698
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