A utilização do Scratch como ferramenta pedagógica na percepção de quem ensinará matemática
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da linguagem de programação Scratch, como possível ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos na formação inicial de professores. Para o estudo, utilizou-se o Scratch que, além de desenvolver o pensamento computacional, possibilita ao professor trabalhar os conteúdos matemáticos por meio de seus jogos, animações e diversas outras atividades. Os dados empíricos foram construídos com quatro estudantes da licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública Federal do Centro-Oeste, por meio de questionários, que foram socializados ao final de duas oficinas de construção de jogos com o Scratch. Para compor os resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Constituíram-se como categorias: o trabalho e a interação. Os resultados sugerem, na percepção dos licenciandos, que o uso do Scratch pode melhorar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, tornando essa experiência significativa, criativa e lúdica.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v15n2.9614
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