APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências

Elaine Ferreira Machado, Sani de Carvalho da Silva Rutz, Maria Ivete Basniak, Awdry Feisser Miquelin

Resumo


Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.


Palavras-chave


App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.9594

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