Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
Resumo
Este texto apresenta o mapeamento de artigos científicos que, na última década, trataram das temáticas Livro Didático Digital e Ambiente Virtual como mídia alternativa ao livro didático, visando responder à questão: qual a produção dos principais veículos de divulgação científica da área de Ensino nessas temáticas? Tendo como justificativa o início do aporte teórico que o projeto de pesquisa de Doutorado do primeiro autor precisa para se consolidar, o estudo objetivou agregar significado científico, viabilidade de pesquisa e mérito acadêmico às primeiras pretensões do doutorando. Partindo de estudos preliminares de alguns teóricos, este estudo reúne características de algumas opções digitais frente ao livro didático tradicional. Tomando a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica, analisaram-se os trinta artigos catalogados, definindo unidades de registro e contexto que subsidiaram os resultados apresentados a partir da discussão das principais confluências e distanciamentos. Finalmente, apresentaram-se considerações quanto à incipiência dos estudos relacionados às temáticas.
Palavras-chave
Mapeamento; Livro didático digital; Ambiente virtual; Tecnologia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.8945
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.