Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica

Rita de Cássia Contin, Marcelo Paes de Barros, Silvane Tortelli Guarrezi

Resumo


Este artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica.


Palavras-chave


Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8911

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr