A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar

Leonides Silva Gomes de Mello, Iara Regina Bocchese Guazzelli

Resumo


 Este artigo põe em foco algumas estratégias utilizadas na implementação de um programa de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), aplicado à área da saúde, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O público da região envolvida é composto por uma comunidade formada por pescadores e artesãs de filé – bordado genuinamente alagoano sobreposto a uma rede semelhante às redes de pesca.  Esta ACT foi oferecida, de imediato, a um grupo de artesãs de filé e, futuramente, deverá se estender também aos pescadores. Nosso trabalho consiste no ensino de ciências e tem como principal objetivo orientar as artesãs quanto à tomada de decisões numa perspectiva voltada à ciência e tecnologia.  Fundamentando-se em teóricos da ACT, CTS e educação para a saúde, testou-se possibilidades de desenvolver um programa fora do tradicional ambiente escolar, porém dentro da própria comunidade.  Foi possível concluir, por meio da conscientização das artesãs, que a ACT tem grande potencial para contribuir para a educação e saúde daquela comunidade.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2011000100002

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