As contribuições das ilhas interdisciplinares de racionalidade na relação museu-escola

Guilherme do Amaral Carneiro, Osmar Cavassan

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do referencial teórico-metodológico das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) para a relação museu-escola. Para tanto, apoia-se no pensamento epistemológico e na proposta das IIR do filósofo Gérard Fourez. As ilhas sugerem um ensino de ciências baseado no diálogo, na interação e no questionamento, que leve em consideração as múltiplas dimensões de um problema, como a econômica, a social e a cultural. Neste trabalho discute-se a relação museu-escola, a alfabetização científica e tecnológica (ACT) e a ideia das IIR. O processo envolve a concepção de uma IIR em uma escola pública, baseada no tema alimentação. Utiliza métodos qualitativos de coleta de dados. A análise dá-se com base nas obras de Fourez e em pesquisas que tratam do tema educação em museus. O estudo aponta para uma relação museu-escola com implicações na ACT dos estudantes, na formação de professores e na concepção de propostas pedagógicas das instituições envolvidas, escolar e museal.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Gérard Fourez; Pesquisa-ação; Alfabetização científica e tecnológica; CTSA

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8671

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