Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
Resumo
Neste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula. Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2011000200001
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.