O trabalho dos professores de biologia no Paraná, Brasil: vínculo, remuneração, tempo de magistério e jornada de trabalho

José André Peres Angotti, Rodrigo Diego de Souza

Resumo


Este artigo tem por objetivo caracterizar as condições de trabalho dos Professores de Biologia do Estado do Paraná, Brasil, referente ao Tempo e a Jornada de Trabalho, Vínculo e Remuneração destes trabalhadores. O referencial teórico e metodológico adotado nesta pesquisa consiste no Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa 433 Professores de Biologia da Rede Estadual de Educação do Paraná, Brasil, distribuídos em todo o território paranaense. Com a caracterização das condições de trabalho dos professores, os resultados revelam que há um movimento de precarização e intensificação do trabalho dos Professores Efetivos e Substitutos de Biologia. Concluiu-se que só a organização da classe trabalhadora, com a consciência de que é classe-para-si mesma, poderá contribuir para a construção de uma nova sociedade e para o enfrentamento das problemáticas, que advêm da precarização e da intensificação do trabalho, para a Educação em Ciências e Biologia.


Palavras-chave


educação em Ciências e Biologia; classe-para-si; professores de Biologia; trabalho e educação

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DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8473

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