Conflitivas sociocientíficas no ensino de ciências: proposições ao biodireito e a dignidade humana

Nívia Magalhães da Silva Freitas, João Guilherme Ribeiro, Eduardo Paiva de Pontes Vieira, Nadia Magalhães da Silva Freitas

Resumo


O empreendimento científico não se apresenta neutro, objetivo, isento de controvérsias e/ou contradições. Ao contrário, está intrinsecamente vinculado a valores e interesses diversos e que remetem às questões sociocientíficas que podem ser evidenciadas nas relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), adentrando no campo das conflitivas. No presente artigo, apresentamos os resultados de um trabalho de investigação que se conduziu pela seguinte pergunta: que elementos são evocados, por licenciandos do Curso de Ciências Naturais, na compreensão dos múltiplos eventos de natureza sociocientífica da narrativa fílmica “Uma Prova de Amor”? A pesquisa inseriu-se na modalidade qualitativa e apoiou-se em duas fontes de evidências, a saber: (1) a entrevista estruturada (modalidade projetiva) e (2) a observação assistemática. O enredo fílmico contribuiu para a problematização de ideias e de valores alocados no que denominamos, contemporaneamente, de Direitos Humanos, sendo, dentre outras, uma possibilidade profícua ao ensino relacionado com a Bioética. 


Palavras-chave


Formação de Professores; Questões Sociocientíficas; CTS; Biodireito; Direitos Humanos

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DOI: 10.3895/rbect.v12n3.8451

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