Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação

Maria das Graças Cleophas, Marcia Borin da Cunha

Resumo


O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados.


Palavras-chave


Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8409

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr