Materiais didáticos usados em uma escola municipal do Rio de Janeiro, um olhar à luz do tratado da educação ambiental

Tainá Figueroa Figueiredo, Daniel Fonseca de Andrade

Resumo


O presente trabalho visa entender se alguns dos materiais didáticos utilizados em uma escola municipal pública do Rio de Janeiro incorporam os princípios da Educação Ambiental estabelecidos pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. A técnica de investigação utilizada foi a análise de conteúdo de três materiais, o Projeto Político Pedagógico, Cadernos pedagógicos e Livros do programa ‘Cientistas do Amanhã’. Os resultados apontam para o incentivo, à educação científica e a ausência da abordagem crítica e política da questão dos conflitos socioambientais locais e de questões relacionadas à justiça. Conclui-se que os materiais analisados coadunam com alguns princípios do Tratado. Além disso, entende-se que é importante que os materiais didáticos, as práticas pedagógicas, a formação das professoras e os documentos institucionais direcionadores do fazer escolar estejam alinhados uns com os outros, e que os princípios da educação ambiental podem ser a base para esse alinhamento.


Palavras-chave


Educação ambiental formal; Análise de conteúdo; Conflitos

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8332

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