Problemas de adição e subtração em livros didáticos de matemática dos anos iniciais: uma análise à luz da teoria dos campos conceituais

Veridiana Rezende, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Fátima Jacinta de Aguiar, Tiago Pereira

Resumo


A teoria dos Campos Conceituais proporciona reflexões a respeito das estruturas e classes de problemas de adição e subtração, presentes no Campo Conceitual Aditivo. Neste trabalho, visamos investigar e discutir os problemas desse campo conceitual a partir de uma coleção de livros didáticos dos Anos Iniciais. Cada estrutura de problema identificada nos livros foi discutida apresentando seu formato, bem como um exemplo desta presente nos livros analisados, acompanhado de reflexões. Nossas análises contemplaram mil e oitenta e cinco (1085) exercícios dos cinco (05) volumes da coleção Ápis, que nos permitiram chegar a conclusões de cunho quantitativo e qualitativo, dentre as quais destacamos as classes de problemas predominantes em cada livro, os diferentes tipos de problemas presentes nos diferentes volumes, conforme avançam os anos escolares.

Palavras-chave


Campo Conceitual Aditivo; Ensino de Matemática; Livro Didático.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n1.8189

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr