Problemas de adição e subtração em livros didáticos de matemática dos anos iniciais: uma análise à luz da teoria dos campos conceituais
Resumo
A teoria dos Campos Conceituais proporciona reflexões a respeito das estruturas e classes de problemas de adição e subtração, presentes no Campo Conceitual Aditivo. Neste trabalho, visamos investigar e discutir os problemas desse campo conceitual a partir de uma coleção de livros didáticos dos Anos Iniciais. Cada estrutura de problema identificada nos livros foi discutida apresentando seu formato, bem como um exemplo desta presente nos livros analisados, acompanhado de reflexões. Nossas análises contemplaram mil e oitenta e cinco (1085) exercícios dos cinco (05) volumes da coleção Ápis, que nos permitiram chegar a conclusões de cunho quantitativo e qualitativo, dentre as quais destacamos as classes de problemas predominantes em cada livro, os diferentes tipos de problemas presentes nos diferentes volumes, conforme avançam os anos escolares.
Palavras-chave
Campo Conceitual Aditivo; Ensino de Matemática; Livro Didático.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.8189
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.